Carta de oração: NOV/DEZ de 2024


Orando pela paz em Darfur

 

Queridos irmãos,
Graça e paz!

“É um prazer conhecer você pessoalmente. Participei de uma aula virtual sua em 2020 e uma semente de amor por refugiados muçulmanos foi plantada em meu coração. A partir dessa aula, dediquei a minha vida ao serviço do Senhor. No momento, estou fazendo um Mestrado em Estudos Islâmicos e o meu objetivo é servir entre os muçulmanos após o meu período de preparação. Muito obrigado por estar aqui investindo uma parte do seu tempo na mobilização de trabalhadores para a seara!”

A porta-voz dessas palavras animadoras é uma jovem, aluna da Universidade Internacional de Columbia (CIU), que participou de uma classe que lecionei sobre a crise migratória mundial para uma turma de graduação. O nosso encontro pessoal se deu após uma palestra que realizei no mês de novembro durante a conferência de comemoração dos 100 anos da CIU. A conferência Future of Global Mission Conference refletiu sobre os últimos 100 anos e o futuro da missão. O tema da minha palestra foi Práticas Frutíferas no Ministério com Refugiados no Oriente Médio. O evento celebrou a existência da CIU que é um instrumento poderoso na formação de obreiros para a seara. Ao longo desses 100 anos de história, por lá passaram irmãos preciosos como Sam Moore, Paul Tripp e Philip Yancey, dentre muitos outros.

Como família, temos experimentado progresso em várias áreas da nossa vida e trabalho. O nosso filho mais velho segue focado nos estudos e mantendo um excelente desempenho escolar. O mais novo está bem-adaptado ao jardim de infância e ao sistema bilíngue (inglês e árabe) adotado pela escola. Minha esposa e eu continuamos perseverando no estudo da língua, o qual semanalmente envolve instrução em sala de aula, período de estudo e prática com falantes nativos. É encorajador quando os nacionais reconhecem e elogiam o nosso esforço, como estrangeiros, de nos comunicarmos na língua que fala ao seu coração.

Pela graça do Senhor, temos avançado com as nossas classes de inglês, servindo refugiados do Sudão, da Somália e do Yemen. Destacamos que no mês de setembro, um dos meus alunos sudaneses da etnia Fur, Kamal, foi aprovado no programa de reassentamento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Ele seguiu para os EUA, após uma espera de nove anos, e agora reside na cidade de Kansas City, no Estado de Missouri. Antes de partir, Kamal agradeceu muito pela oportunidade de aprender inglês aqui e, assim, poder desembarcar nos EUA em condições de se comunicar no idioma do país. Em seu evento de despedida, falamos sobre o cuidado de Deus durante sua estada aqui, compartilhamos as boas novas e oramos por seu futuro. Que o Senhor complete na vida de Kamal, onde quer que ele esteja, a obra que começou a realizar aqui no Oriente Médio!

Seguimos também com o estudo bíblico que reúne um pequeno grupo de jovens da etnia Fur em nossa casa. Os estudos estão baseados em um material que adota a metodologia do ensino bíblico cronológico. A nossa interação tem sido bastante edificante e a resposta deles encorajadora. No último encontro, pediram um exemplar da Bíblia a fim de ser utilizado na revisão dos textos bíblicos que utilizamos no estudo. Uma iniciativa que estamos explorando com esse grupo é o uso das artes na comunicação do evangelho. O nosso desejo é que a mensagem se apresente da forma mais contextual possível e crie raízes na cultura do povo. Também temos aprendido sobre o uso das artes no tratamento de cura de traumas e na promoção de saúde mental. A nossa expectativa é que o Espírito do Senhor continue trabalhando por aqui: consolando os que choram, libertando os cativos e restaurando os quebrantados no corpo, na alma e no espírito.

Uma boa notícia que temos para compartilhar é que renovamos os nossos vistos de residência e assim poderemos seguir no país por mais um ano. Contudo, um desafio que enfrentamos dessa vez é que o processo de renovação exigiu a realização de um exame de sangue caríssimo. O exame é feito exclusivamente em um laboratório indicado pelo Ministério do Interior e custou o equivalente a R$600,00, por pessoa. Desse modo, o valor que despendemos para a renovação dos nossos vistos foi de mais de R$3.000,00. O custo de vida no país é alto para a nossa realidade e a inflação dos últimos meses representa um desafio tanto para nós quanto para os locais. Louvamos a Deus pela vida de cada um de vocês, que o Senhor tem usado para permitir que os recursos que precisamos chegam em nossas mãos.

Em fevereiro de 2023, a guerra civil em Darfur completará 20 anos. Estamos planejando eventos que visam promover a conscientização sobre o conflito e a mobilização de intercessores pela paz em Darfur. Uma das etnias que sofre com a guerra é a etnia Fur. Você conhece o povo Fur, povo do nosso coração? O povo Fur é uma etnia africana que conta com mais de 1 milhão de pessoas e permanece na condição de não alcançada com o evangelho. Para conhecer mais sobre como esse povo vive aqui em nosso contexto, acesse aqui. Por favor, continuem intercedendo para que o evangelho transforme a vida desse povo que amamos tanto.

Ao chegarmos ao final de mais um ano, queremos agradecer por sua preciosa parceria na tarefa de proclamação do evangelho entre as nações. Que o Senhor recompense a cada um de vocês e lhes conceda um ano de 2023 repleto de bênçãos!

Em Cristo,

Família Oliveira

 Faça parte desta obra

 

Como missionários de base, necessitamos do seu apoio em três áreas essenciais: 1) intercessão, 2) encorajamento, e 3) sustento financeiro. 

É por meio da graça de Deus e do seu apoio nessas áreas que conseguimos prosseguir em nosso sagrado serviço a Deus, à Igreja brasileira e aos povos africanos.

Portanto, sua participação nessa jornada é fundamental e convidamos você a participar do ministério que o Senhor nos confiou. 

Se você deseja ser um parceiro nos encorajando e orando, entre em contato conosco clicando aqui. Se você deseja participar contribuindo com o nosso sustento financeiro, mensalmente ou enviando uma oferta especial, clique aqui.

Desde já, agradecemos por sua generosidade e colaboração neste trabalho de proclamação da mensagem transformadora do evangelho, em obediência ao Senhor Jesus.

PIX

Você também pode enviar a sua contribuição capturando a imagem do QR Code e colando o código de pagamento no seu ambiente PIX ou usando a seguinte chave PIX (e-mail): jairo.oliveira@aimint.org